Jardins Minúsculos – Como Fazer O Seu

Usando um pouco de criatividade você pode ter resultados incríveis para qualquer tarefa. Quando isso se aplica à jardinagem, a criatividade de fato tem que reinar já que muitas vezes os nossos jardins precisam de adaptação nos mais variados sentidos já que nem sempre temos aquela planta ideal ou principalmente, o espaço ideal para montar o jardim de nossos sonhos. Como existem também estilos diferentes de jardinagem, conhecê-los faz toda diferença nesses momentos.

Aqui vamos aprender um pouco mais sobre os jardins minúsculos e como mantê-los sempre bonitos. As dicas são sempre sobre cultivo, melhores espécies e como decorá-los de uma forma bem simples, mas completamente cheia de graça.

Escolhendo O Espaço

O nome já indica bem o tipo de jardim que você vai montar e já fica subentendido que não será preciso muito espaço para você ter um jardim bonito e eficiente. Os jardins minúsculos se acomodam em qualquer cantinho da sua casa seja na parte externa ou não. Eles são ótimas facetas para quem mora em apartamento e não tem uma varanda disponível para montar um jardim, podendo ser feito isso até mesmo sobre uma mesa no canto da sua sala de estar.

A principal dica para se escolher o local onde ficará o seu jardim é partir do princípio básico para qualquer planta: condições de sobrevivência. Não é porque eles são minúsculos que poderão ficar em qualquer lugar da casa sem que você se preocupe com a luz do sol, o vento e outros fatores naturais que são fontes de nutrientes para as plantas. Então observe bem o seu espaço e veja um local da sua sala, cozinha, o qualquer outro ambiente de sua casa.

Decoração de Jardins Minúsculos

Se você vai montar um jardim minúsculo mais estilizado, com um pequeno investimento você compra diversas peças em lojas de jardinagem que deixarão o seu ambiente lindamente decorado. Suportes, vasos, decorações para parede e tudo mais pode ser adquirido e de uma forma padrão ou visualmente desordenado.

Agora se a sua intenção é de fato inovar, coloque a sua imaginação para funcionar e você com certeza terá lindas e exclusivas peças. Praticamente tudo terá funcionalidade em seu jardim minúsculo e até aquele vidro velho de conserva que você sempre joga fora, pode se tornar um vaso de canteiro lindo com ou sem decoração artesanal.

Fazendo uma pequena e rápida busca pela internet você vai encontrar dezenas de tutoriais que ensinam você a montar suportes para jardins minúsculos verticais com caixas de feira, ou então como fazer um jardim minúsculo em um vaso grande na sala da sua casa, entre outros tipos de adaptação para a sua decoração e vale muito a pena usar esses tutoriais para compor detalhes de seu jardim ou pegar inspiração para criar sua própria decoração.

Como Criar Suportes e Vasos Para Seu Jardim Minúsculo

Então você tem aquela sacola de feira que já está velha e não aguenta mais o peso de suas compras e o que resta é jogá-las fora porque ficaram totalmente sem funcionalidade. Correto? Errado! Se você quer ter um jardim minúsculo diferente em casa, qualquer mínimo objeto pode se transformar em um suporte ou um vaso para seus canteiros. Essas sacolas velhas de feira inclusive, podem servir de vasos para uma ou mais espécies de planta. Elas são ótimas devido o seu tecido que é furadinho e muito drenável o que favorece o crescimento da maioria das plantas.

Dentro dessas bolsas você pode usar vasos normais ou colocar um selador para a areia não vazar e preenchê-las. A escolha da planta vai de acordo com cada gosto. Você pode inclusive cultivar mais de um tipo de muda diferente que fica muito bonito. Se você não tem muito espaço, três sacolas de feira com espécies variadas de plantas foram um jardim minúsculo diferente, bonito e que com certeza arrancará diversos elogios de seus amigos e parentes. As melhores plantas para se cultivar nesse estilo são as espécies menores e mais rústicas.

As latas de chá e biscoito também são saídas bem eficientes e diferentes para se usar em um jardim minúsculo. A regra para colocar a planta nessas caixas é a mesma das sacolas de feira com a diferença que você pode colocar areia tranquilamente nas latas. A dica nesse caso é somente que você faça alguns poucos furos no fundo das latas para que a água das regas tenha por onde escorrer. Também só utilize espécies de planta pequenas como ervas e condimentos. Estas latas são ótimas para ficarem em parapeitos de janelas.

Jardim Minúsculo Vertical

Os jardins minúsculos já ocupam um lugar menor do que o de costume e se você ainda quiser aproveitar mais o seu espaço pode optar por montar um jardim minúsculo na vertical. Não seria perfeito? É muito simples fazer isso e pode sair até bem mais barato do que qualquer estrutura. Com três caixotes de madeira suspensos em uma mesa antiga, você terá um jardim minúsculo lindo para enfeitar a sua varanda, cozinha ou sala. Vamos explicar como fazer.

A base do seu jardim vertical será a sua mesa que deve ser de preferência de ferro ou material semelhante que aguente o peso do suporte. Nessa mesa você pode usar parafusos para prender o primeiro caixote e deixar a estrutura totalmente fixa. Isso é opcional claro, mas deixará o seu jardim muito mais fixo e evitará acidentes. Da para fixar bem, quatro parafusos, sendo um em cada canto da mesa ou do caixote (o que for menor) é o suficiente para prender a base.

Com dois ou no máximo três parafusos você vai prender os outros dois caixotes de forma que eles fiquem empilhados. Os caixotes podem ser colocados na posição vertical ou horizontal, mas a segunda opção é esteticamente mais bonita e deixa as suas plantas mais bem guardadas.

Com vasinhos de plantas pequenas, organize-as de forma que elas fiquem guardadas nos caixotes e com espaço suficiente para se desenvolver. Você não precisa colocar muitas plantas e deixá-las apertadas. Dê preferência ao espaço e não a quantidade, pois assim as suas plantas desenvolvem-se perfeitamente. Assim como indicamos no tópico anterior, dê preferência aquelas espécies mais rústicas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Jardim

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *