Mamoeiro (Carica Papaya) e Características do Mamão

O mamão é a única espécie do gênero Carica da planta família Caricácea. Nativa dos trópicos do continente americano, talvez do sul do México e dos países vizinhos na América Central, vários séculos antes do surgimento das civilizações mesoamericanas clássicas. Brasil está entre os maiores produtores mundiais do fruto. Mamoeiro representa espécie que não se adapta em regiões com intensas geadas e poucas características tropicais no clima.

Características do Mamoeiro

Mamoeiro, grande árvore com única haste que cresce de 5 a 10m (16 a 33 pés) de altura, com arranjado espiral que deixa confinada a parte superior do tronco. A inferior é marcada onde folhas e frutos foram levados. Folhas são grandes possuem entre 50-70 cm (20-28 cm) de diâmetro.

As árvores são dioicas, ou seja, gametas femininos e masculinos são produzidos por indivíduos distintos, fêmea e macho, respetivamente. Mamoeiro não tem tendência em ser ramificado. As flores aparecem nas axilas das folhas, com vencimento em frutos grandes entre 15-45 cm de comprimento e 10-30 cm de diâmetro. Quando se sente mole o fruto fica maduro, mais ou menos como os abacates. Pele com âmbar de cor laranja. Carica Papaya foi primeira árvore transgênica com genoma decifrado.

Originalmente do sul do México (em particular, Chiapas e Vera Cruz), América Central e norte da América do Sul, o mamoeiro é cultivado na maioria dos países tropicais. No cultivo a frutificação acontece em três anos. Sensível à geada, possui produção limitada às terras tropicais.

Mamoeiro tem caule semi-herbáceo, simples e oco. Na parte de cima não existem ramos, apenas grandes folhas com nervos amarelos que estão sustentadas por longos pecíolos. Interessante notar que quando caem as folhas deixam cicatrizes no caule. As flores podem trazer cores brancas e amarelas perfumadas. De maneira geração a floração começa entre nove e dez meses depois do plantio. Espécies femininas trazer flores femininas, ao passo que hermafroditas pode carregar flores completas que geram frutos alongados e com poupa espessa.

Árvores de tendências tropicais que podem atingir altura de até oito metros. Possui vida produtiva, embora curta. Necessita de renovação média de três anos. De forma geral pode gerar frutos o ano todo, gerando cercada de cinquenta quilos de mamões anuais. 

Pragas e Doenças

Mamões são suscetíveis ao vírus da mancha anelar, que causa prematura da muda e malformação das folhas. Na década de 1990, o vírus ameaçou acabar com a indústria de mamões do Havaí de maneira vitalícia.  Plantas modificadas de maneira genética possuem DNA do vírus incorporado ao DNA da planta. Cultivares modificados para serem resistentes ao vírus foi em seguida introduzido no país. Em 2010, 80% dos mamoeiros havaianos foram geneticamente modificados. No ano de 2011

Cultivo e Mamoeiro

Dois tipos de papaia são cultivados no mundo. Um tem carne doce alaranjada ou vermelha, e a outra polpa amarela, na Austrália. 

Valor Nutritivo do Mamão

Mamões podem ser utilizados como alimento, um auxiliar para cozinhar e na medicina tradicional. O caule e da casca pode ser utilizada em corda de produção. Mamão é considerado fonte rica de nutrientes, como vitamina A, carotenoides, vitamina C, vitaminas do complexo B, licopeno, minerais dietéticos e fibras alimentares. Da casca do mamão, polpa e sementes também contém variedade de fitoquímicos, incluindo fenóis naturais.

Valor Nutricional por 100 g (3,5 oz)

*Porcentagem relativa a recomendações para adultos nos Estados Unidos.

Energia: 163KJ (39 kcal);

Carboidratos: 9,81g;

Açúcares: 5,90g;

Fibra Dietética: 1,8g;

Gordura: 0,14g;

Proteína: 0,61g;

Vitamina A: 328mg (41%);

Tiamina (vit. B1): 0,04mg (3%);

Riboflavina (vit. B2): 0,05mg (4%);

Niacina (vit. B3): 0,338 mg (2%);

Vitamina B6: 0,1 mg (8%);

Folato (B9): 38ug (10%);

Vitamina C: 61,8 mg (74%);

Cálcio: 24mg (2%);

Ferro: 0,10mg (1%)

Magnésio: 10mg (3%)

Fósforo: 5mg (1%)

Potássio: 257mg (5%)

Sódio: 3mg (0%)

Mamão: Formas de Consumo

O fruto maduro do mamão é consumido cru normalmente, sem pele e sementes. A fruta verde pode ser consumida cozido, geralmente em saladas e ensopados. Mamão verde é usado no Sudeste Asiático, cru ou cozido. Na cozinha tailandesa, mamão é usado para fazer saladas e tipos de curry.

Na cozinha indonésia, os frutos verdes e as folhas verdes jovens são cozidos para uso como parte de salada, enquanto os botões florais são salteados e fritos com pimentões e tomates verdes. Papaias têm quantidade elevada de pectina, que pode ser usada para fazer geleias. O cheiro de carne madura do mamão fresco pode ser desagradável para algumas pessoas.

As sementes pretas do mamão são comestíveis e têm um gosto afiado, picante. Por vezes são moídas e usadas como substitutas para a pimenta preta. Em algumas partes da Ásia, as folhas jovens do mamão são cozinhadas e comidas, como espinafre.

Em algumas partes do mundo, as folhas são feitas de papaia em chá como tratamento para malária, mas o mecanismo não é compreendido e nenhum método de tratamento com base nos resultados foi provado por cientistas de maneira oficial.

Mamão é comercializado na forma de comprimido para remediar digestivos problemas. Papaína também é aplicada ao tratamento de cortes, erupções cutâneas, picadas e queimaduras. A pomada é feita a partir de carne de papaia fermentada, aplicada como pasta tipo gel. Harrison Ford foi tratado por ruptura de discos incorridos durante as filmagens de Indiana Jones e o Templo da Perdição. Teve que receber injeções de papaína injeções. Mulheres na Índia, Bangladesh, Paquistão, Sri Lanka e outros países têm utilizado mamão verde como medicina para contracepção e aborto.

Pesquisa médica preliminar em animais confirma a capacidade potencial de contraceptivos e abortivos de papaia, e também que as sementes de mamoeiro possuem efeitos contraceptivos em machos adultos macacos, possivelmente, em adultos do sexo masculino humano. 

Alergias e Efeitos Colaterais

Mamão é usado como condicionador de cabelo, em pequenas quantidades. Mamão libera um líquido látex quando não estão maduros que pode causar irritação e provocar reação alérgica em algumas pessoas. A concentração de látex de mamões verdes é especulada por provocar contrações uterinas, que podem levar ao aborto.

Extratos de sementes de mamoeiro em doses elevadas possuem efeitos contraceptivos em ratos e macacos, mas em pequenas doses, não afeta sobre os fetos. O consumo excessivo de mamão pode causar carotenemia – amarelecimento das plantas dos pés e palmas das mãos. 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Jardim

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Very good !!!

    John Titor 13 de outubro de 2014 11:29 Responder
  • Quero saber se fruta mamao da sonho. ou qual fruta que pode me dar sonho.

    janeth miguel kivuvu tomas 23 de julho de 2015 14:54 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *