Como Criar Um Orquidário Natural

Ter um orquidário em casa é bonito, mas dá um trabalho bem grande. Sabendo alguns detalhes sobre o cultivo as orquídeas e sobre como cultivar suas orquídeas em um orquidário natural vai fazer da sua atividade de jardinagem muito mais eficiente. Para isso elaboramos um pequeno tutorial com muitas dicas sobre como você pode montar seu orquidário natural e como também mantê-lo sempre bonito.

Adubação

Toda orquídea gosta de se alimentar bem e você não pode deixar esse quesito de lado porque acabará com uma flor sem beleza. O principal motivo de se adubar uma planta é ajudar no seu crescimento e no seu florescimento.  As orquídeas precisam receber adubações com uma certa regularidade, pois caso contrário podem crescer com má formação.

Todas as orquídeas possuem uma reserva de adubo que ela recebe do meio ambiente. Estes adubos vêm como poeira trazida pelo vendo, fezes de aves que pousam em seu orquidário, entre outros meios. Acontece que mesmo com essa adubação natural, os nutrientes que a sua orquídea recebe ainda não são suficientes para mantê-la bonita e saudável. Esse tipo de adubação só seria eficiente se a planta estivesse em seu habitat natural, mas como ela será replantada, realmente será necessário que você utilize adubos industrializados.

A necessidade de uma adubação regular se faz porque o substrato da sua orquídea não possui nenhum tipo de nutriente que ela precisa para se desenvolver. Eles são na verdade uma espécie de suporte que ajudam no desenvolvimento da planta. Possuem diversos compostos, mas nenhum deles possui os nutrientes necessários para sua planta.

O Que Você Precisa Saber Sobre Adubação das Orquídeas

Destacamos alguns detalhes que são de extrema importância na hora de entender sobre a adubação das orquídeas. Vejamos.

  • De todo o nutriente que é fornecido pelos adubos através das raízes da sua orquídea, ela consegue absorver cerca de 90%.
  • Evite realizar adubação pela folha porque não será a melhor opção para a sua planta. Esse fator é real porque a capacidade de absorção da folha da orquídea é praticamente nula e você pode acabar com uma planta deficiente. 
  • Existe uma categoria de adubos que são chamados de foliares. Estes adubo são indicados para o uso somente na raiz, apesar do nome indicar algo semelhante à folhas.
  • Se a sua orquídea apresentar uma certa umidade nas folhas, não coloque adubo nela. Isso acontece porque algumas plantas apresentam doenças então você não pode jogar um adubo exatamente onde está doente.
  • Quando for adubar as suas plantas, certifique-se que elas não se encontram totalmente no sol. A combinação de adubo com o calor do sol é altamente prejudicial para sua orquídea e vai deixar suas folhas todas queimadas além das raízes. A adubação deve ser feita somente pela manhã muito cedo ou no final da tarde.
  • Existem orquídeas que possuem uma proteção nas folhas em forma de cera. Isso faz com que a maioria dos nutrientes não seja totalmente absorvido.

Dicas Importantes

Antes de montar o seu orquidário é interessante que você atente-se para alguns poucos, mas importantes detalhes. Você deve ter em mãos uma muda de orquídea do tipo epífita, sendo esta a mais indicada para cultivos em orquidários naturais. Elas são mais indicadas porque as orquídeas epífitas são aquelas que nascem em troncos de árvores, apesar de também serem cultivadas em vasos quando sugeridas.

Quando for escolher a árvore para fazer o seu orquidário natural, atente-se para o tipo de planta que pode ou não ser utilizada. A espécie deve ter a casca bem grossa, pois dessa forma as raízes da orquídea conseguirão penetrar perfeitamente na arvore. Isso vai deixar a sua flor muito mais fixa ao orquidário natural evitando determinados danos.

Opte então por árvores que estejam bem localizadas. As suas orquídeas devem ficar fixadas sempre na direção leste. Não a deixe jamais virada para a direção norte porque ela com certeza vai morrer.

Cuidados Com Seu Orquidário Natural

Vimos que não é qualquer espécie de árvore que você poderá montar o seu orquidário então escolha sempre entre aquelas que indicamos e com atenção para que você tenha sucesso nessa montagem. A melhor árvore ainda é o pinheiro europeu e a segunda opção mais viável, é o eucalipto. Trazendo mais para realidade brasileira, o limoeiro, o abacateiro ou um jacarandá mimoso são opções eficientes para você ter um lindo orquidário em seu quintal.

Observe se a árvore onde você vai plantar o seu orquidário está com a saúde em dia. Caso tenha alguma doença ou sofra com alguma praga, elimine essa opção para não correr o risco das suas orquídeas serem infectadas também. Então mesmo estando morta, ela jamais pode ser uma planta apodrecida, atente-se bastante para esse fator.

Outro cuidado muito importante na hora de escolher a árvore para o seu orquidário natural é que ela jamais deve está localizada a céu aberto porque as suas orquídeas pedirão sempre um cultivo sob à meia sombra.

Como Fazer Um Orquidário Natural – Passo a Passo

Elaboramos um pequeno passo a passo para você fazer o seu orquidário natural e bem rápido. Vejamos como funciona.

Passo 1: Com uma faca pequena, retire o torrão de orquídea do vaso com bastante cuidado para não danificá-la.

Passo 2: Com uma torneira levemente aberta, coloque a sua planta bem embaixo para que a água corrente leva toda a raiz e retire qualquer tipo de impureza que possa existir, assim como vai retirar o excesso do substrato que vem na muda. Nessa hora você também deve tomar bastante cuidado para não danificar as novas raízes da sua orquídea. Elas devem ter pelo menos 10 centímetros de comprimento.

Passo 3: Acomode bem a sua planta no tronco ou no ramo da árvor

e que você escolheu para seu orquidário. Atente-se sempre na posição da planta, pois os pequenos bulbos devem ficar sempre voltados para cima e o rizoma deve estar bem próximo do tronco.

Passo 4: Com um barbante,  passe entre um bulbo e outro envolvendo-os de forma que você prenda a sua planta na árvore, mas nunca aperte demais para não danificar o crescimento da sua orquídea.

Posts Relacionados

Saiba como montar um orquidário caseiro e ter um local para cultivar as suas orquídeas. Aproveite para ver nossas dicas de como cultivar orquídeas e cuide das suas com todo o carinho. Aprenda também como plantar orquídeas em troncos e deixe as árvores muito mais charmosas.

http://www.youtube.com/watch?v=lnEoTJIRPwM

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Naturais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *