Flores no Inverno

Ao contrário do que se pensa, as flores podem resistir muito bem a esta estação mais fria do ano, basta para isso que tenhamos alguns cuidados, especialmente nas regiões onde as temperaturas são extremamente baixas como, por exemplo, no estado do Rio Grande do Sul.

Lírio

Lírio

Sempre nos ocorre a ideia de que inverno é o período de árvores nuas, sem floração em parte alguma, aquele cenário que nos leva a introspecção.  Mas há um equivoco, existe algumas flores como o lírio, por exemplo, florescem com mais vigor neste clima. Flores e aromas andam de mãos dadas e neste quesito os lírios são campeões.  As flores são muito usadas como uma forma elegante de prestigiar as pessoas que são importantes em nossas vidas, e esta homenagem pode ser através de flores e presentes ou simplesmente com belos arranjos, cestas especiais, ramalhetes de flores do campo, buques diversos, enfim, o que importa é a lembrança.

Tulipa

Tulipa

Mas depois da homenagem fica aquela vontade de perpetuar ao máximo o momento especial, e saiba que isto é possível com algumas dicas de cuidados com as flores no inverno. E não se trata somente dos buques, mas de vários tipos de flores que costumam ser cultivadas em vasos dentro de casa e que nesta estação sofrem com os efeitos do frio. e não importa a distância da pessoa que gostaria de presenter, já que hoje é possível fazer entrega de flores para todo o país, através de empresas especializadas.

Ciclame Branco Plantado

Ciclame Branco Plantado

As flores plantadas merecem atenção especial no que se referem às regas, elas devem ser mais espaçadas uma vez que as baixas temperaturas evitam o ressecamento da terra, além do que cada espécie tem necessidades diferentes, tulipas, ciclame branco, rosas, margaridinhas, cada uma delas tem suas peculiaridades que devem ser observadas para a manutenção de seu viço e saúde. O amor perfeito, por exemplo, é uma flor típica da estação mais fria do ano e para que floresça com abundância aconselha-se o seu plantio entre os meses de fevereiro e maio.

Amor Perfeito

Amor Perfeito

Ao contrário do que muitas pessoas pensam não se deve colocar água nas flores com o pensamento de que “é melhor sobrar do que faltar”. Neste caso, água demais pode até mesmo matar as plantas, pois as flores no inverno, expostas a muita umidade, podem ter suas raízes apodrecidas, também pode ocorrer à proliferação dos insetos e dos fungos.

Margaridinhas

Margaridinhas

Muitas vezes ao invés de regar basta pulverizá-las com água, isso vai depender de cada espécie. A adubação é recomendada a cada quinzena durante o período de floração, a poda deve ser realizada logo após o término dos períodos de geada, portanto a poda deverá ser feita ao final da estação. Em regiões de temperaturas mais elevadas a poda deve ser feita em julho. O mais importante no cultivo de flores é ir à busca de conhecimentos específicos a cada espécie, dessa forma podemos ter flores lindas e saudáveis o ano todo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>