Chá de Alfazema Emagrece?

Propriedades e Características da Alfazema

A Alfazema, ou cientificamente citada, a Lavandula officinalis é uma erva com marcante e valorizado aroma originária da Ásia. Segundo a história, esta planta foi batizada pelos gregos com o nome de ‘nardus’ em homenagem a cidade onde ela foi encontrada, local chamado Naarda localizada na atual Síria. Esta planta esta intimamente ligada a difusão da perfumaria e dos cosméticos por toda a Europa. É uma planta com marcante presença na terapia alternativa e com propriedades medicinais de cura de muitos males, sendo que seu óleo essencial é básico e amplamente utilizado em quase todos os tipos de tratamentos.

É uma planta do tipo arbusto que alcança até 1 metro de altura e possui um ciclo perene. Suas folhas são pequenas e lineares. Suas flores possuem tonalidades de roxa a azul, possuindo em suas partes aéreas glândulas aromáticas. Em sua composição básica constam os princípios:

  • Ácido rosmarínico
  • Cinerol
  • Fitosteróis
  • Geraniol
  • Linalol
  • Taninos
  • Acetato de linalila
  • Cânfora
  • Cusmarina
  • Flavonóides
  • Limoneno
  • Princípios amargos

A aplicação da alfazema é vasta, abrange desde a culinária até o ramo de beleza e saúde. A alfazema em pratos gastronômicos pode vir a fazer parte de produção de geleias, cremes, carnes e doces. Já na saúde, esta planta é indicada para muitos traumas e dores como flatulência, náuseas, asmas e bronquites, ansiedade, agitação, problemas de cunho digestivo, ajuda na digestão e ameniza irritações na parede digestória, é indicada no combate ao cansaço, age contra a insônia, auxilia em enxaquecas, espasmos, má circulação e hipotensão arterial. Para a beleza a lavanda ajuda a amenizar as acnes da pele, alivia o mau hálito, desincha olhos cansados, pernas inchadas, bolhas nos pés e nas mãos, alivia picadas de insetos e a partir da flor é possível confeccionar óleos essenciais para massagem, sabonetes, talcos e perfumes para o corpo. De modo geral a lavanda é uma planta digestiva, anti reumática, anti séptica, cicatrizante, redutora de fadiga, sedativa, anti inflamatória, relaxante, balsâmica e inseticida.

Chá de Alfazema Emagrece?

Não há constatações de que o chá de alfazema emagreça, porém suas propriedades medicinais podem auxiliar de modo indireto ao emagrecimento e melhora qualidade de vida.

Receita Chá de Lavanda

  • 5 gramas da flor de alfazema seca
  • 1 xícara de água fervente

Modo de Preparo:

Coloque a flor em infusão com a água quente e espere cerca de 15 minutos. Tome o chá preferencialmente sem a adição de açúcar. Tome de duas a três xícaras de chá por dia.

Óleo de Alfazema

Pingue algumas gotas do óleo de alfazema sobre os pulsos para aliviar o cansaço.

Dissolva algumas gotas em água e tome após as refeições, indicado para indivíduos que sofrem com má digestão. Utilize o óleo em massagens corporais.

Outros Chás que Auxiliam no Emagrecimento

Existem alguns tipos de chás que potencializam o emagrecimento, possuem princípios ativos desintoxicantes, eliminando toxinas do corpo além de terem em seus componentes propriedades antioxidantes que combatem ao envelhecimento. Dentre estes chás podemos citar o chá verde, chá branco, chá vermelho, chá de alecrim, chá de camomila, chá de erva cidreira, chá de dente de leão, chá de tomilho, chá de urtiga, boldo do chile, chá de sabugueiro, chá de malva, chá de Tília, Chá de cavalinha, chá de bugre, chá de hibisco, chá amarelo, dentre outros tipos de chás.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Naturais

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *