Dicas Para o Plantio de Petúnias

Se existe um elemento da natureza que é capaz de mudar o nosso humor e nos ajudar a ter dias mais alegres, com certeza esse elemento são as flores. Sempre tão lindas e cheias de vida as flores são ótimas para compor nossos jardins e também para dar um perfume especial para nossa vida.

A Beleza das Flores

A Beleza das Flores

Dentre tantas opções de flores, as Petúnias se destacam pelo ar de mistério e pela grande variedade de tipos. Cultivar essas flores pode ser mais fácil do que se imagina quando se faz por amor e com dedicação. A seguir vamos falar um pouco mais sobre as Petúnias e também dar dicas de como cultivá-las.

As Petúnias

Essas flores foram descobertas no século XIX e tiveram sua origem principalmente na América do Sul em países como Brasil e Argentina. Uma curiosidade é que essas flores estão bem diferentes hoje em dia de como eram quando foram descobertas.

No momento da sua descoberta, haviam alguns tipos de Petúnias como: Petúnia axillaris (flores brancas) e a Petúnia violácea (flores roxas). Porém, essas flores não obtiveram sucesso junto aos europeus por serem fraquinhas e muito pequenas.

Exatamente por isso ingleses e alemães passaram a cruzar flores na busca de ter Petúnias maiores e com mais cores. Dessas experiências de cruzamento surgiram as Petúnias mais comuns que tinham como nome científico Petúnia x hybrida.

O Colorido das Petúnias

O Colorido das Petúnias

As Petúnias em Seu Jardim

As petúnias mais comuns podem chegar a tamanhos de 15 cm a 30 cm e se adaptam muito bem a canteiros, vasos ou forrações. Essas flores devem ser cultivadas em solos que sejam férteis, rico em matéria orgânica e bem drenados.

Mas, o que realmente enriquece a natureza das Petúnias é o fato de elas passarem pela chamada hibridação natural, ou seja, contrariando as leis da natureza uma mesma espécie é capaz de gerar através do cruzamento de suas características um ser totalmente novo e híbrido. Assim você pode ter petúnias de cores totalmente diferentes num único vaso.

Imagem de Amostra do You Tube

Dicas Para Cultivar Petúnias

As Sementes

O primeiro passo para cultivar belas Petúnias em seu jardim ou dentro de casa é comprar as sementes das mesmas. Essas sementes podem ser encontradas em várias lojas especializadas e até mesmo em supermercados sendo vendidas em saquinhos.

Observe na hora de escolher as sementes que vai utilizar as cores das Petúnias resultantes. É possível escolher uma flor da cor que você deseja. 

O Ciclo de Vida da Petúnia

A Petúnia é uma flor capaz de florescer o ano todo, porém, depois de um ano mostra-se necessário fazer o replantio. Apesar disso essa flor não é muito exigente ao que diz respeito aos cuidados e condições necessárias para sobreviver e se destacar.

Quando observar que as suas Petúnias já não florescem e seu aspecto está bem caído não hesite em fazer o replantio. Pelo fato de serem flores anuais depois de passado o ciclo de um ano as Petúnias começam a atrofiar até que acabam morrendo. 

O Que as Petúnias Precisam

Para que o cultivo das plantas em geral seja bem sucedido é importante oferecer a elas o necessário para ter condições de vida e florescimento. A seguir você conhece do que as Petúnias necessitam para crescerem e florescerem de forma plena. 

Sol Pleno

As petúnias precisam de sol pleno para poderem crescer, use meia sombra somente se contar com uma ótima luminosidade. Porém, fique atento que enfrentando temperaturas muito altas essas flores podem murchar. O ideal é ter sol, mas temperaturas mais amenas. 

As Regas

Geralmente as regas das petúnias devem ser feitas de duas a três vezes por semana. Nos períodos de verão pleno é melhor regar todos os dias. Porém, sempre fique atento para não encharcar o solo. 

O Solo

Quando vamos fazer o cultivo de qualquer tipo de planta devemos atentar para o tipo de solo que utilizaremos. No caso das petúnias o solo deve ser fértil, rico em matéria orgânica e com uma drenagem. 

A Adubação

Após três meses de feito o plantio é importante fazer a primeira adubação da planta. Para isso você pode utilizar um fertilizante foliar. Repita a adubação mensalmente a partir da primeira para garantir mais saúde para as suas petúnias.

Uma dica para o uso do fertilizante é aplica-lo sempre com a planta na sombra e de preferência pela manhã. 

As Chuvas

Nos locais em que chove muito e com muita intensidade as petúnias podem ter sérios problemas. Como as suas pétalas são muito frágeis essas flores tendem a ficar rasgadas e com um mau aspecto quando são atingidas muito de perto pelas chuvas. Embora se recuperem com rapidez é sempre um fator estressante paras petúnias. 

Cuide das Folhas

As folhas são uma parte muito importante das plantas e no caso das petúnias podem ser atacadas por fungos que promovem um tipo de “queima” nas mesmas. Se observar que há algo de errado com as folhas das petúnias saiba que há algo errado com as suas plantas.

É importante que sempre que as petúnias começarem a murchar você retire da planta aquelas que estão com mau aspecto, pois assim evitará o possível aparecimento de fungos na planta. 

Propagação

Embora as petúnias possam ser plantadas em qualquer época do ano durante a primavera as suas sementes tem mais chance de se propagarem. O nível de floração também é muito maior nessa época do ano. No caso de espécies de petúnias maiores a sua propagação pode ser feita através de estacas. 

Pequenos Cuidados

Se você vai realizar o cultivo de petúnias no seu jardim tem alguns pequenos cuidados essenciais. Dentre eles está a necessidade de plantar as sementes a uma certa distância uma da outra, pois assim haverá espaço para que elas cresçam e se desenvolvam. Outra coisa bem importante é que quando for regar essas flores tenha sempre o cuidado de não encharca-las, pois isso pode resultar em flores murchas. Depois que essas flores enfrentam uma geada dificilmente se recuperam e por isso mesmo é necessário fazer  descarte e começar o cultivo novamente. Com as condições certas e cuidado, as petúnias podem crescer muito bonitas e compondo um belo colorido em seu jardim. 

Posts Relacionados

Confira outro de nossos artigos e veja maiores informações sobre como plantar petúnias e mantê-las sempre bonitas e bem cuidadas. Saiba mais sobre a espécie chamada Petúnia Perene e suas características, além das Petúnias-Comuns, que requerem cuidados específicos.

8 comentários

  1. Quanto tempo dura uma petunias ?
    Adorei as explicações, vou semear essas flores, as quais são as minhas preferidas.
    Obrigada

  2. Cultivo petunia a 15 anos e nunca pensei que na internet avia esplicações de cuidados iguais a esses, se eu tivesse vistos antes acho que eu teria me aperfeiçoado mais esses cultivos

  3. lucimere lucia da silva

    Adorei as dicas,meu clima é muito quente e elas sempre murcham e morrem não sabia que era por causa do calor forte.

  4. adorei ver todas as imagens sao lindas aprendi muitas coisas belas que se pode fazer em casa com poucos custos

  5. Encontra já as mudas??? não ficaria mais fácil e mais rápido a floração???? ou tem que ser mesmo as sementes???

  6. Maria de Fátima da Silva Vidal

    Obrigada por essas imagens lindas e dicas maravilhosas acerca de minhas flores preferidas. Eu as amo! Este ano voltei a cultivá-las. Comprei sementes sortidas lá em Cascavel-PR. Gostaria de saber qual o momento de fazer a mudança das mudas. Mais uma vez , muito obrigada. Jataí-Go

  7. Gente
    Qual a época do plantio da petunia
    a época que florecem
    O clima
    e os cuidados especias :)

  8. Amei quando vi pela primeira vez sao lindas de cores fortes e brilhantes de combinaçoes interessante simplismente sao lindas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>