Flor Cravo Azul

É inegável o fato de que ter um jardim em casa é um elemento muito importante para a nossa saúde. Digo isso porque o nosso envolvimento com o meio ambiente é muito especial por conta de nossa originalidade, que foi uma convivência muito mais íntima com a natureza no início de tudo. Vale lembrar que os nossos ancestrais tinham grandes relações com a natureza, já que, basicamente, eles dependiam 100% do que a natureza fornecia. Nada mais normal que uma relação mais íntima com os elementos naturais.

Nosso Contato Com o Meio Ambiente

Mesmo com toda essa naturalidade, fica difícil entender como nós deixamos o meio ambiente se deteriorar a tal ponto que o planeta Terra está demonstrando sinais de que algo não está indo bem. Uma grande prova disso é, sem dúvida, o aumento de temperatura em vários locais onde antes o clima era mais agradável. Pode parecer pouca as previsões que mostrem o aumento de um grau na temperatura até 2100. Porém, para as espécies animais e vegetais, esse período pode ser mais doloroso do que imaginam.

Cravos de Diferentes Cores

Cravos de Diferentes Cores

Voltando ao jardim, ele é uma forma de deixar o lugar mais harmônico, bem como, também, poder conferir ao ambiente um clima mais aconchegante e fresco. E, se você gosta de flores, que tal fazer um jardim somente de flores do tipo cravo azul? Pode ser muito interessante, não acha?

No nosso artigo de hoje, iremos falar um pouco mais sobre esse tipo de flor, bem como, também, iremos mostrar como fazer o seu jardim de uma forma simples e prática. Veja:

A Flor Cravo Azul

O cravo é considerado como uma das flores mais famosas que existem. Tendo uma origem asiática (na porção extrema do oriente), é uma planta bastante exótica, conhecida desde os tempos da mitologia romana e também grega.  Tamanha é a sua importância que, na cidade de Roma, recebeu o nome de “Flor de Júpiter”, por apresentar características cabíveis que o deus romano possuía.  Vale lembrar que Júpiter tem a mesma importância para a mitologia romana como Zeus é importante para a mitologia grega.

Dotada de grande beleza e delicadeza, o cravo é reconhecido por manter um grande número de pétalas, com um caule muito grande que pode fazer parte da decoração, por ser lindamente esculpido. Seu tamanho varia de espécie para espécie, podendo chegar a mais de um metro de altura.  Além de sua beleza incontestável, o cravo azul pode ser utilizado facilmente como um pesticida, já que o odor que é emitido pela planta não é tolerado pela maioria dos insetos.

Cravo Azul Artificial

Cravo Azul Artificial

Por conta de todos os elementos místicos que envolvem o cravo azul, muito se fala sobre o sinal que se recebe quando ele é dado para uma pessoa. No caso, quando você presenteia alguém com um cravo, significa que você quer desejar boa sorte a essa pessoa,  ou boas energias. Tamanha é a carga mítica da flor que esta é utilizada em diversos desenhos de bandeiras, símbolos de festivais de música, entre muitas outras atribuições. Inclusive, foi utilizado como nome para uma revolta que aconteceu em Portugal nos anos 1970: a Revolta dos Cravos.

Cores

As cores também possuem um grande simbolismo para quem acredita no poder das flores. O vermelho, como não poderia deixar de ser, representa o amor, em sua forma mais pura e profunda, além de um sentimento de gratidão. A cor rosa, por sua vez, representa as boas recordações vividas e o carinho envolvido. Já os cravos amarelos retornam um sentimento de conformismo, não dando espaço para uma reciprocidade. E o cravo branco, talvez o mais conhecido, representa a paz e, também, deseja boa sorte a quem o tem.

Por conta de todo o seu simbolismo, seu formato e seu aroma, o cravo costuma ser bastante utilizado pelas pessoas para poder decorar casamentos (o noivo costuma utilizar essa flor em sua lapela), fora, também, que a flor pode ser combinada com outros aromas para poder criar perfumes infalíveis contra o mal cheiro. Por exemplo, se você combinar um cravo com uma essência de canela, você criou o antídoto perfeito para por fim ao cheiro de cachorro dentro de casa, bem como, também, o cheiro de gordura que pode estar impregnado dentro da cozinha.

O simbolismo do cravo também está presente demais quando se trata para poder presentear as mães em seu dia especial, no mês de Maio.  Basicamente, a flor branca representa a saudade, sendo oferecida às mães que já faleceram. As vermelhas, como representa o amor, são ofertadas para as mães que estão vivas.

Buquê Feito com Cravo Azul

Buquê Feito com Cravo Azul

Como Fazer Um Jardim?

Para fazer um jardim em sua casa, você deve ter em mente que um espaço no solo deve ser suficiente para poder cavar buracos que chegam a até quarenta centímetros de profundidade, de modo que as plantas possam ter liberdade para crescer nesse sentido, com a expansão de suas raízes para baixo. Depois de assegurar que é possível fazer isso em seu quintal, mãos a obra: cave um buraco  com essa profundidade, retirando o excesso de terra e fazendo de modo que ele consiga ser vitaminado com adubos e outros fertilizantes.

Mas, antes de cavar os buracos, você deve ter certeza sobre o que quer fazer com esse jardim, como, por exemplo, criar condições para ele ser, de fato, sustentável. Outra questão é que plantar as sementes diretamente no solo pode ser uma tarefa arriscada. Nesse sentido, o recomendado é cultivar as plantas primeiramente em vasos pequenos, observando e respeitando o tempo da planta, para que ela possa se fortalecer perante os tempos, para evitar que ela não germine.

Depois que ela conseguir criar forças para poder seguir em frente, retire-a cuidadosamente do vaso, com terra e tudo, e plante no local escolhido. Lembre-se que você deve regá-las de acordo com o que a planta pede. Ou seja: se você optou por fazer um jardim com plantas que não dependem muito de água, o ideal é manter uma rigorosidade em questões de rega, bem como, também, observar se a planta tem apreço por muita ou pouca luz solar . Nesse caso, se ela não curtir muito o sol, é necessário fazer o jardim num local mais protegido.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Naturais

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *