Flor Cravo – Como Cuidar?

Muitas pessoa desejam ter em suas casas lindos jardins, cheio de belas flores em suas diversas cores para harmonizar o espaço. O fato de ter um jardim de diversas flores pode ser um pouco trabalhoso, pois cada espécie de flor exige um cuidado diferenciado e específico que se não forem atentados podem levar ao desgaste e morte daquela flor. Algumas flores e plantas necessitam de mais sol enquanto outras devem ser colocadas na sombra, ainda há que se atentar para especificidades de tipo de solo de cada flor e a quantidade de água de que cada uma necessita. Hoje vamos nos atentar mais a flor cravo, falando um pouco mais sobre essa flor e quais as especificidades dessa flor que devem ser verificadas quando se realiza o seu plantio.

Quem já viu um cravo sabe como essa flor exibe uma aparência agradável quanto um perfume contagiante. Essa flor é conhecida por alguns pelo nome de flor dos deuses por causa de seu nome científico que vem do grego. É ofertado significado a essa flor, muitos acreditam que ela represente uma sorte boa, outros atribuem a ela o valor de fidelidade, já outros acreditam que dependendo da cor do cravo o significado varia entre amor, pureza, inocência, carinho ou até mesmo lembranças agradáveis e felizes.

Independente do significado essa flor é uma linda escolhida para jardim. O valor da muda e da semente varia um pouco de acordo com a região e também varia se você deseja comprar a sua semente ou a flor já semeada, tendo essa última o valor dos cuidados e produção agregados. Em alguns sites da internet podemos encontrar valor de semente por volta de três reais e valores de muda por volta de trinta e quarenta reais.

Flor Cravo Branco

Flor Cravo Branco

O nome científico do cravo é Dianthus caryophyllus e acredita-se que ele tenha vindo do mediterrâneo da Europa. Ao crescer o cravo pode atingir uma altura de até 0,8 metros. Suas folhas são verde e as flores podem cor variadas, como flor da cor rosa, vermelho, branco, laranja ou até mesmo amarelo. Vamos falar um pouco do cultivo e quais os aspectos que devem ser atentados para se obter um bom cultivo de cravo para as pessoas que desejam plantá-lo em seu jardim

Preparação da Terra Para Plantio

O primeiro passo para se cultivar flores cravo é preparar o solo que irá receber a muda ou a semente de cravo. O solo ideal para esse cultivo é aquele bem rico em matéria orgânica que pode ser realizada após adubação. Se for utilizar fertilizante industrializado não pode colocar a semente em terra logo em seguida, pois isso pode matar e não florescer o cravo. Após o uso de fertilizante na terra deve-se molhar a terra que estará misturada com fertilizante e após de pelo menos 24 horas que poderá cultivar o cravo.

Além de exigir um solo bem preparado e fértil deve ser verificado a acidez do solo, pois o ideal para o seu florescer é com um pH em torno de seis e meio e sete.

Iluminação Do Local Que Será Cultivado

Além de se atentar para a qualidade da terra quando decidir plantar o cravo deve também verificar se a região escolhida para seu cultivo recebe luz solar constante. Para o cravo florescer durante praticamente todo o ano ele deve receber bastante luz solar, pois é uma flor que gosta de luminosidade e de um solo mais aquecido do que o normal.

Flor Cravo Amarelo

Flor Cravo Amarelo

Estações Em Que Florescem

O cravo pode florescer em quase todas as estações do ano, dependendo da região em que for plantada. Se a região for de clima temperado o cravo vai dar suas flores no final da primavera, também do verão e no outono. Em clima de temperatura mais baixa o cravo não floresce.

Cultivo

Se você for iniciar seu jardim com sementes de cravo e não com as mudas é importante realizar a instalação das sementes em um clima em que ainda haja sol forte para aquecer a terra. É importante também manter a terra bastante umidade para que o cravo consiga germinar, coisa que leva cerca de sete dias para ocorrer. Após quatro a doze meses já poderá ser visualizado o produto das sementes plantadas.

No momento de colocar as sementes é fundamental que elas não fiquem abaixo de meio centímetro da superfície da terra.

Se você for plantar mudas ao invés de semente deve se atentar para dar um espaço de aproximadamente 35 centímetros entre uma muda e outra. Uma maneira de se plantar mudas a partir de um cravo pré existente é verificando os ramos da raiz. Se essa raiz apresentar ramificações esse pode ser separado e plantado como sendo uma nova planta.

Irrigação Do Cravo

O cravo deve ser irrigado frequentemente, mas é preciso se atentar para não deixar o solo encharcado, pois a planta gosta de água, mas o excesso de água pode causar fungo nas raízes que vão prejudicar o seu crescimento.

Flor Cravo Rosado

Flor Cravo Rosado

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Naturais

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *