Flores Que Aguentam o Sol Forte

Atualmente, os espaços externos estão merecendo tanta atenção quanto os internos na hora de decorar. Nada como deixar varanda ou quintal bonitos para receber os amigos ou simplesmente para passar horas de tranquilidade, lendo um livro ou simplesmente pegando um ar fresco. Porém, para que esse espaço seja mesmo perfeito é preciso escolher a decoração certa e o mais importante, as plantas que são adequadas a eles. Até porque um jardim só é bonito se estiver bem cuidado, se as plantas estiveram morrendo ou seca, o resultado será o contrário daquele desejado. Mas, não existem regras para se decorar um jardim e sim planejamento, bom senso e atender aos desejos da família daquela casa.

Falando em decoração em linhas gerais, ela deve sempre refletir a personalidade de quem vive ali. Seja um casal com ou sem filhos, uma família grande ou até mesmo uma pessoa sozinha. Pode ter certeza que dá para atender o desejo de todos e criar uma decoração com “senso comum” e ao mesmo tempo cheia de personalidade. Outro ponto importante é dar sempre prioridade ao conforto sem perder de vista o lado prático. Para começar decore pensando no tamanho que você tem e não no que você gostaria de ter. Se você tem uma varanda e não um quinta, não vá colocar uma planta enorme ou várias, que quando você se sentar próximo terá uma folha bem no meio da cara.

Agora nos concentrando mais ao “personagem principal” da decoração da varanda ou do quintal, das áreas externas, em geral, vamos falar das plantas. A dúvida de muitas pessoas é fazer um jardim em um lugar que tenha um sol muito forte, então, vamos nos concentrar para resolver esse problema.

Se você mora em um lugar onde normalmente bate muito sol e ainda por cima, ele é forte, terá que escolher com mais cuidado as flores e plantas. O ideal é colocar somente as espécies que aguentam esse tipo de temperatura. Alguns exemplos:

  • A pitanga por exemplo, suporta o sol forte e pode ter certeza que deixará o seu jardim ainda mais bonito, sem falar que terá a época dos frutos. A melhor maneira de plantar um pé de pitanga é em um vaso próximo a outras plantas rasteiras, um exemplo, o alecrim.
  • Falando de flores, aposte na lavada, perfumada e suporta muito bem o calor e o sol quente. Sem falar na beleza das suas flores. Ela pode ser usada até mesmo em floreiras colocadas na varanda.
  • Oliveira é uma outra planta que pode ser usada em lugares com sol muito forte e o melhor, a rega dessa espécie é bem menor do que as de outra, o que significa que ela dá menos trabalho.
  • A Azulzinha dá um pouco mais de trabalho. Apesar de suportar o sol quente ela precisa de rega com maior frequência e não suporta ventos fortes.

Mas, não pense que suas opções se limitam aos quatro exemplos dados acima, você ainda pode considerar, para ambientes pequenos, até mesmo para varandas, espécies de ervas. Alguns exemplos: alfazema, sálvia, alecrim e tomilho.

Já para quem tem um grande quintal pode colocar na lista: as roseiras, as plantas frutíferas como, as pessegueiras, as ameixeiras, além de, olmos, carvalhos, magnólias e bordos. Outro exemplos: pinhas, zimbros, teixos, pinheiros, entre outras.

Claro, que para um jardim ficar bonito é melhor variar nas espécies escolhidas para compô-lo. Neste caso, os paisagistas fazem um alerta para que você tenha atenção do que foi plantada perto de que. Por exemplo, algumas plantas não suportam a sombra e você, sem perceber, pode acabar colocando uma espécie que crescerá muito e fará sombra, perto de uma desse tipo. Além da iluminação natural, atenção a ventilação.

Antes de comprar qualquer espécie é melhor perguntar ao vendedor e conversar sobre as particularidades de cada uma delas e principalmente, revelar qual é a sua intenção. Diga que se trata de uma planta para ficar em um jardim externo cujo bate muito sol.

Anote as Flores que Precisam de Sol Forte

  • Onze horas, cravina, gerânio, pelargônio, flor da fortuna, petúnia, hibiscos, sininho, suinã, sapatinho de judia. Todas garantes lindas flores durante os períodos de sol quente.

As Plantas na Hora do Replantio com Sol Pleno

Se você vai replantar uma espécie no momento do sol pleno, tenha mutia atenção, comece com as regras básicas: os vasos devem ter furos para drenar a água. No caso de varandas, você pode colocar as plantas de modo que a água escorra para o ralo. Faça um planejamento antes, para evitar sujeira e para não criar acúmulo de água.

Uma técnica para deixar as suas plantas mais bonitas é usar cascas de árvores ou pedriscos sobre a terra, que no caso das plantas de sol pleno ficam aparente.

Os paisagistas alertam para que as pessoas não confundam plantas que aguentam sol forte com plantas que necessitam passar o dia todo sob ele. Na verdade, elas suportam a luz solar numa média de horas que varia de 6 a 8 horas. E o cuidado com essas plantas é o mesmo dispensado com qualquer outra e observando essa ou outra necessidade individual de cada espécie.

Para as varandas de apartamento, que nem sempre batem tanto sol assim, mas a iluminação natural está garantida, existe algumas espécies mais adequadas, que você conhecerá logo adiante. Se você está em busca de plantas para deixar a sua parte externa linda como a parte interna, confira essas dicas. As plantas a seguir podem inclusive ser cultivadas dentro de casa, mas que a iluminação natural e a ventilação estejam garantidas.

  • A ráfia pode ser cultiva dentro e fora de casa, ela é bem pequena, boa para espaços menores e pode estar no mesmo vaso dividindo com outras plantas.
  • A licuala é uma planta que se adapta muito bem aos ambientes fechados, o único problema pode ser o preço para adquirir um exemplar, normalmente, é uma planta que custa bem mais do que as outras.
  • Já a clívia é outra planta que pode tranquilamente ser cultivada dentro de casa e uma das suas vantagens, principalmente para quem não tem tempo, é que as regas podem ser feitas uma vez na semana somente.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Naturais

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *