Plantas Que Adoram o Sol Para o Jardim

Se você é um amante da natureza sabe bem que enquanto algumas plantas precisam de um lugar fresquinho e devem ficar sob o sol o menor tempo possível, enquanto outras adoram o sol, e sem ele não sobrevivem por muito tempo.

Gostando mais ou menos do sol, as plantas precisam dele para sobreviver, é um dos elementos essenciais. Não podemos esquecer que para que elas consigam realizar o processo de fotossíntese é necessária a luz natural. Nesse processo, os vegetais produzem glicose, que a principal fonte de energia deles.

Apesar da necessidade de estar em contato com a luz do sol, e isso serve para todas as plantas, como foi dito lá no início, o excesso da radiação compromete a beleza e principalmente a saúde de algumas espécies. Um paisagista quando faz o seu trabalho está sempre atento na escolha das plantas que ficarão na parte interna e naquelas que ficarão na externa. Essa diferença é que garantirá a sobrevivência e a beleza das plantas escolhidas.

Vamos então falar daquelas plantas que adoram os raios do sol e não só gostam como precisam muito dessa luz para sobreviver, para se manterem bonitas e saudáveis. Por isso, elas podem e devem ser cultivadas em lugares quentes.

Onze Horas

Essa é uma daquelas plantas super delicadas e linda, uma combinação perfeita para criar um clima romântico em um jardim. A Onze Horas adora sol e por isso é incida para lugares que sejam muito iluminados pelo astro rei. Porém, não basta a iluminação natural para deixá-la saudável e bonita, mesmo sendo fator essencial, ela precisa também, estar em um solo bem drenado.

A Onze Horas é muito usada para decoração porque a sua floração é abundante e perfeita para alegrar um ambiente. 

Pingo de Ouro

Essa é uma daquelas plantas muita usadas pelos paisagistas para enfeitar jardins, de preferência com grandes dimensões. Porém, que opta por ter um Pingo de Ouro em casa, deve saber que ele preciso ser preparado, isto é, são necessárias podas frequentes, porque se trata de uma planta que cresce rápido. Ele ama o sol e deixá-lo exposto o deixa ainda mais bonito e mais saudável. 

Cactos

De tanto ver filmes em lugares secos com cactos na paisagem, não é novidade para ninguém, que esse tipo de planta adora sol e sobrevive muito bem em solo seco. Na verdade, para ficar bonito, o cacto precisa por dia de pelo menos 5 hora sob a luz solar direta. É muito resistente e muito usado na decoração rústica. Pode ser usado tanto fora quando dentro de casa, porém, neste segundo caso, é necessário retirá-lo todos os dias para que ele tenha contato com o sol. É essa luz natural que o faz forte e saudável. 

Girassol

O nome já sugere o quanto essa linda planta gosta de sol. Aliás, para sua sobrevivência ela precisa receber muito os raios solares. Mesmo assim, é como cacto, pode ser cultivada no solo do jardim ou dentro de um vaso e de vez em quando ser colocada para enfeitar a sala. O importante é não esquecer de deixá-la tomar muito sol. Além disso, o girassol precisa de um solo ou da terra sempre úmidos, além de precisarem ser regadas diariamente. Com o sol e água necessária esse tipo de planta tem um crescimento saudável e fica a cada dia mais linda. 

Ixora

É um arbusto muito florado e que assim como as outras plantas que já listamos anteriormente, deve ser plantado em um lugar que receba a maior parte do dia os raios solares. Para quem tem um jardim, antes de escolher onde plantar o Ixora, deve observar qual a parte do espaço fica mais iluminada pelo sol pelo maior tempo. Além disso, é um arbusto que deve ser plantado em um solo arenoso, bem úmido e com um bom adubo. Normalmente, ele é usado para deixar os projetos paisagísticos ainda mais ricos e interessantes, graças a sua beleza e a sua imponência. 

Azaleia

Azaleia é uma daquelas plantas que quase todo mundo ama e elas adoram o sol. Elas precisam ser cultivadas sob os raios solares e além disso, devem ser plantadas em um solo onde tenha sido feita uma boa adubação. Um outro detalhe em importante para que essa planta fique bonita e saudável é regá-la regularmente. O resultado é um jardim colorido e cheio de vida, que somente esse tipo de planta consegue conceder. 

Petúnia

A petúnia é uma das plantas mais valorizadas pelos paisagistas e claro, tem um motivo para ganhar um espaço tão especial. Ela simplesmente é deslumbrante e causa um efeito que nenhuma outra flor sozinha consegue causar, graças a sua diversidade de cores. E não é pela sua beleza que a incluímos nessa lista, e sim, porque ela também ama sol, mas 4 horas ao dia já é o suficiente para deixá-la bela e principalmente, florescer na temporada de primavera e verão. Sendo assim, a petúnia pode ser usada em um jardim que não é iluminado pelo sol durante o dia por um longo período. 

Camarão Amarelo

Apesar do nome meio estranho, essa espécie de planta é muito linda para enfeitar os jardins. E o sol sobre ela é como um “estimulador de beleza”. Quanto mais a camarão amarelo é iluminada pelo sol, mais rápido ela cresce e mais flores ela produz. Por isso, o seu lugar ideal é um jardim que passe a maior parte do dia iluminado pelo sol.

Lembre-se que não basta deixar expostas ao sol as plantas que adoram a luz solar para tê-las bonitas e saudáveis. Antes de escolher uma espécie, informe-se de quais são as suas necessidades, algumas exigem bem mais atenção e cuidados do que outras. É melhor optar por uma planta que atenda não só a beleza do seu jardim, mas que seja compatível com o tempo que você tem disponível para se dedicar aos seus cuidados.

A mesma atenção na escolha também vale para plantas internas e externas, por exemplo, não adianta colocar dentro de casa uma planta que adora sol e ter que tirá-la todos os dias para deixá-la na luz natural. Esse coloca e tira ou vai te deixar louco ou você vai começar a esquecer e sua planta ficará feia, sem vida. 

Posts Relacionados

Confira agora dicas de plantas para varandas com pouco sol e escolha as espécies certas para o seu espaço. Existe também as plantas ideais para sol pleno, se você pretende montar um jardim você encontrará boas opções. Por fim, confira dicas de plantas que podem ficar dentro de casa sem ter o seu desenvolvimento prejudicado.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Naturais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Adorei a dica.

    Marcia Helena 24 de janeiro de 2015 23:38 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *